terça-feira, 31 de julho de 2012

LANÇAMENTO DE LIVRO: AS CATORZE VIDAS DE DAVID - O MENINO QUE TINHA NOME DE REI

 

HEITOR DE PAOLA

A história de um sobrevivente

Jornalistas contam em livro a história do pai David Lorber Rolnik, polonês radicado em Curitiba que escapou do holocausto

O comerciante judeu polonês radicado em Curitiba David Lorber Rolnik viveu o terror da Segunda Guerra Mundial dos dois lados. Aos 19 anos, sobreviveu a uma “marcha da morte” realizada pelas tropas nazistas em sua cidade natal, Chelm, de onde foi conduzido sob a mira das metralhadoras até a fronteira com a Ucrânia. Do país soviético foi para a Rússia, obrigado a trabalhar nos gulags siberianos (campos de trabalho forçado) sob condições adversas até conseguir voltar para seu país de origem no pós-guerra, e emigrar de vez para o Brasil, em 1953. “Vivi o inferno e não sei como escapei”, relatou tempos depois. Passou por tantos perigos de morte que podia-se dizer que tinha catorze vidas – a última, expirada em 2008, enquanto lutava contra uma pneumonia aos 88 anos.

A vida e a saga tortuosa de David Rolnik foram relatadas na forma de livro por dois de seus filhos, os jornalistas Szyja e Blima Lorber. As Catorze Vidas de David – O Menino Que Tinha Nome de Rei, que será lançado no próximo dia 9 de agosto, às 19 horas, na Livraria Cultura, é o resultado de pesquisas e, obviamente, da própria convivência com o pai. “Durante todos os anos em que vivemos juntos, sempre pesquisei a história da nossa família em museus e arquivos diversos, que ele me ajudava a ler, em polonês e alemão, e tentei montar as peças do quebra-cabeça que foi a história dele”, conta Blima, que viajou com o David para Chelm, no interior da Polônia, para reconstituir a memória da cidade.

Um dos únicos sobreviventes do holocausto em Curitiba, David também contou sua história para o cineasta Steven Spielberg, responsável pelo Museu Visual do Holocausto. “Esse depoimento foi essencial para nós, para dar um fio condutor para nossas pesquisas”, afirma Szyja, diretor do jornal curitibano Visão Judaica. Ele completa que a história da Segunda Guerra Mundial relativa à Polônia e à Rússia passa ao largo da saga de David, explicando os mecanismos que levaram os judeus a sofrer nas mãos tanto de Hitler quanto de Stalin. “A nossa pesquisa também passou pela história de como meu pai encontrou minha mãe. Eles se conheciam desde criança, mas foram separados no período em que estavam na Rússia, e só depois, quando a guerra já tinha acabado, se reencontraram no processo de redocumentação na Polônia e se casaram”, conta.

As Catorze Vidas de David – O Menino Que Tinha Nome de Rei tem apresentação da jornalista espanhola Pilar Rahola e prefácio da professora Maria Luiza Tucci Carneiro, coordenadora do Arquivo Virtual sobre Holocausto e Antissemitismo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de Saõ Paulo (USP). Para Blima, a obra valida-se pela mensagem. “Os homens precisam saber que a intolerância e o preconceito podem causar males que a gente jamais imagina, e impedir que coisas como essa voltem a acontecer. O mundo não pode esquecer”, acredita.

Autores: Szyja Lorber e Blima Lorber. Sêfer, R$ 36.

Lançamento

Livraria Cultura – Shopping Curitiba (R. Brigadeiro Franco, 2.300, lj. 306, Piso L3/L4), (41) 3941-0292. Dia 9 de agosto, às 19 horas. Entrada franca.


Gazeta do Povo, Curitiba, PR, 31/07/2012

Dilma e o aborto no Brasil

 

PRAVDA

 

27.07.2012 | Fonte de informações:

Pravda.ru

Dilma e o aborto no Brasil. 16977.jpeg


Farta documentação, encontrada no Diário Oficial da União, mostra que o governo Dilma, através do Ministério da Saúde, em convênio com a Fundação Oswaldo Cruz, contrariamente às promessas que a presidente havia assumido durante a campanha eleitoral,

ESTÁ DANDO CONTINUIDADE A NOVAS INICIATIVAS PARA IMPLANTAR O ABORTO NO BRASIL, iniciativas estas cujos novos princípios datam de 2009, época do governo Lula.

O Regional Sul 1 da CNBB acaba de divulgar um comunicado oficial, através da sua Comissão Regional em Defesa da Vida, presidida pelo bispo de Assis, Dom Bendito Simão, denunciando as novas medidas.

http://www.diocesedeassis.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1247:governo-dilma-falta-com-a-palavra-e-promove-o-aborto

A Frente Parlamentar Evangélica, que já havia encaminhado dois requerimentos ao Ministério da Saúde, solicitando a apresentação completa da documentação listada no Diário Oficial da União, acaba de encaminhar novo requerimento, protocolado na Cãmara dos Deputados como RIC 2406/12, solicitando à ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria das Políticas para as Mulheres, a documentação referente à doação, por parte do governo brasileiro, de quatro milhões e meio de dólares a várias ONGs que trabalham no Brasil para promover o aborto.

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=551765

http://www.documentosepesquisas.com/ric2406-2012.pdf

A Igreja Católica no Brasil acaba de produzir um vídeo de uma hora de duração detalhando o desenvolvimento de vinte anos de pesquisas por parte de grandes organizações internacionais para criar a nova política de redução de danos em matéria de aborto, que pretende substituir a antiga estratégia de direitos sexuais e reprodutivos para poder implantar o aborto nos países que ainda resistem à sua legalização e, como, repentinamente, nosso Ministério da Saúde, em convênio com a Fundação Oswaldo Cruz, elaborou, aparentemente do nada, um plano exatamente idêntico para ser instalado no Brasil.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=y-SYyhwZWYk

Em 1990 a Fundação Ford criou, através do documento "SAÚDE REPRODUTIVA: UMA ESTRATÉGIA PARA OS ANOS 90", em conjunto com a liberação inicial de 125 milhões de dólares para a promoção mundial do feminismo, a estratégia dos Direitos Sexuais e Reprodutivos para fazer com que a redução do crescimento populacional e a prática do aborto pudessem ser mais eficazmente promovidas. A estratégia foi, em 1994, transformada em política oficial da ONU. Veja os detalhes a este respeito nestes links:

http://www.votopelavida.com/fundacaoford1990.pdf

http://www.votopelavida.com/assaltodestruicao.pdf

A nova estratégia impulsionou extraordinariamente a promoção do aborto em todo o mundo, mas não funcionou a contento na América Latina. Em vez disso, a aprovação ao aborto, em vez de aumentar, diminuiu extraordinariamente na América Latina. Somente no Brasil, nos últimos 20 anos, a aprovação do aborto diminuiu de cerca de pelo menos 60%, no início dos anos 90 para abaixo de 10% no final da primeira década do novo milênio, e um padrão semelhante se repete em todo o continente. Por este motivo, para poder implantar o aborto nos países que resistiam à sua legalização e onde a política dos direitos sexuais e reprodutivos ainda não havia sido suficiente para este fim, uma estratégia inteiramente nova, com base no conceito do aborto seguro e da redução de danos, que havia começado a ser elaborada internacionalmente, nos anos 90, pelo IPAS, foi aperfeiçoada, na primeira década do século XXI, pelas organizações Rockefeller.

A nova estratégia pretende somar-se à atual estratégia vigente de direitos sexuais e reprodutivos, elaborada em 1990 pela Fundação Ford e assumida em 1994 pela ONU.

A nova estratégia começou a ser implementada em caráter experimental no Uruguai em 2004 e agora pretende ser adotada, imediatamente, pelo Governo Dilma. Dentro desta nova linha, o governo utilizará o Ministério da Saúde para preparar uma Norma Técnica pela qual O SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO PASSARÁ A ACOLHER AS MULHERES QUE DESEJAM FAZER ABORTO E ORIENTÁ-LAS SOBRE COMO USAR CORRETAMENTE OS MÉTODOS EXISTENTES PARA ABORTAR.

A história completa do que está por trás das novas iniciativas do governo é repleta de irregularidades. É necessário conhecer todo este histórico para entender a extensão do que está acontecendo e poder atuar eficazmente contra a nova estratégia da Cultura da Morte. Se você entende que vivemos em uma democracia, entenderá também que necessitamos do envolvimento de todo o povo nestas questões para salvar o estado de direito e a proteção dos direitos humanos.

Em uma democracia os mais simples cidadãos devem participar ativamente do governo, e isto não pode ser feito sem o estudo das questões envolvidas.

Uma documentação completa sobre o que está acontecendo pode ser encontrada nas duas mensagens anteriores, cujas cópias podem ser obtidas nos seguintes endereços. Os links encontrados nesta documentação fornecem elementos para aprofundamento em todos os aspectos apresentados. Baixe, imprima, estude e divulgue estes documentos. EM SEGUIDA, PASSE À AÇÃO, CONFORME EXPLICADO ADIANTE NO FINAL DA MENSAGEM.

http://www.documentosepesquisas.com/mensagemdilma.pdf

http://www.documentosepesquisas.com/mensagemdilma2.pdf

Pedimos em seguida, encarecidamente, a todos os que receberem esta mensagem, de comunicarem-se com a sua rede de contatos, com seus bispos e pastores, com o Congresso Nacional e com a própria Presidência da República, CONFORME EXPLICADO NO FINAL DESTA MENSAGEM.

As iniciativas de inúmeras pessoas que receberam esta mensagem está começando a produzir frutos, no Congresso Nacional e na própria sociedade.

O Brasil, e muitas outras nações juntamente com ele, estão sendo encaminhados a uma nova forma de ditadura, desconhecida até o momento nos anais da história, baseada na implantação ostensiva de instituições aparentemente democráticas, mas em conjunto com um sistema descapacitação do povo para poder alcançar os conhecimentos essenciais para sustentar as instituições que, de fato, deixarão de ser democráticas.

Agradeço a todos pelo imenso bem que estão ajudando a promover. O problema transcende as fronteiras de qualquer país, já que faz parte de um plano conjunto pesadamente financiado por organizações internacionais que investem na promoção do aborto em todo o mundo, como poderão ver claramente nos documentos acima.

Manteremos todos informados a respeito do desenrolar dos fatos.

ALBERTO R. S. MONTEIRO

#MÁFIAdaESTRELA: É lógico que Lula sabia do Mensalão!

 

BLOG DO ONYX

 

O livro A MÁFIA DA ESTRELA previu quase todo o desenrolar dos acontecimentos a sequência da CPI dos Correios, e que estão culminando agora com o julgamento do Mensalão. Em 2005 eu, e outros parlamentares que acompanharam a CPI dos Correios, tínhamos a certeza de que muita gente iria a julgamento e que as provas que conseguíssemos amealhar durante a CPI seriam fundamentais para que a justiça fosse adiante e os mentores do esquema fossem responsabilizados. Agora o Mensalão está sendo julgado. É bom lembrar que este julgamento só está sendo possível graças ao banco de dados construído durante a CPI dos Correios.  Poderíamos ter avançado mais não fosse a enorme pressão dos parlamentares ligados ao PT e que ocupavam a presidência da CPI. Abaixo transcrevo um trecho do livro A MÁFIA DA ESTRELA, que revisitei hoje.

O livro foi publicado em 2006 e o trecho é do primeiro capítulo.

“Lógico que sabia. Como é que montam um esquema desses e só o Lula não sabia? O fato de não termos conseguido investigar o presidente a fundo mostra o tamanho do esquema montado para protegê-lo. Nem a descoberta de informações importantes, como o repasse de R$ 5,2 milhões pela Telemar para a GameCorp, empresa de Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, foi suficiente para que conseguíssemos vencer o certo. Isso ainda vai acabar estourando no futuro, por que a Telemar é uma empresa controlado pela Previ, Petros, Funcef e Banco do Brasil. Ou seja,  é muito mais pública do que privada. E não é possível que o presidente da República não tivesse conhecimento que a empresa de seu filho recebeu dinheiro de uma concessionária do serviço público controlada por fundos de pensão que eram comandados pelo ex-ministro Luiz Gushiken. Isso tudo é uma vergonha, uma agressão à inteligência do povo brasileiro. EU acho, sim, que a CPI pegou leve com o presidente. Se a coisa fosse invertida, se o presidente [da CPI] fosse de qualquer outro partido que não do PT e que a oposição fosse o Partido dos Trabalhadores, a ação, seria completamente diferente. O Lula se beneficiou do fato de a CPI não ter um presidente da oposição. Que é o PFL.” p. 22 CAP.1;  A MÁFIA DA ESTRELA, Onyx Lorenzoni (2006).

segunda-feira, 30 de julho de 2012

56 - O governo federal e as organizações que trabalham para legalização do aborto

 

Usando um vídeo de Yuri Grecco para ensinar algo aos conservadores

 

LUCIANO AYAN

 

Embora um tanto repulsivo (não pelo conteúdo, mas pelo terrível problema de gases de Yuri, que o faz arrotar várias vezes durante o vídeo), a mensagem contida acima é interessantíssima.

Ele é de esquerda (quanto a isso não há dúvidas), apaixonado pela agenda gayzista e anti-religiosa, além de adepto da guerra de classes. Mais ridículo ainda: ele acredita assim estar “construindo um mundo melhor”.

Entretanto, ele faz uma defesa da intolerância que pode ser toda revertida contra ele e seu grupo ideológico. Segundo ele, é lícito ser intolerante, e quanto a isso ele está correto. E a constatação é automática: também podemos ser intolerantes com todas as idéias que ele defende.

Podemos ser intolerantes, por exemplo, com uma visão ampliada do anti-semitismo, que é a anti-religião de Dawkins. Não só podemos ser intolerantes, como devemos causar rejeição social a esse tipo de comportamento. Podemos ser intolerantes em relação à imposição do comportamento gay como normativo em nossos filhos, e devemos taxar essas pessoas dos piores adjetivos possíveis. Devemos ser intolerantes com a filosofia humanista, que além de ingênua é genocida em todos os níveis. Assim como devemos ser intolerantes com o genocídio, que é a consequência inevitável de idéias como as defendidas por Yuri.

Enfim, no vídeo Yuri nos habilita moralmente a sermos intolerantes com todas as idéias da esquerda. E, sem ironia, o que ele defende (em termos de usar a intolerância com um inimigo que achamos nocivo) é o que este blog sempre defendeu.

Além de tudo, devemos ser intolerantes ao extremo com denunciações caluniosas e uso do jogo de rótulos. Portanto, se um esquerdista disser que você é um racista (e caso você não seja) ou é homofóbico (e caso você não seja), seja intolerante, xingue o oponente de safado, mau caráter, escória da sociedade e, se achar conveniente, coloque a cereja no bolo lançando um processo por denunciação caluniosa.

Mas não é só isso. Podemos também ser intolerantes com alguns conservadores que ainda não entenderam as regras do jogo e são ingênuos no combate aos esquerdistas. Nada contra os que não querem participar do jogo político, mas, a partir do momento em que se entra na arena, a ingenuidade não pode ser tolerada.

Esses “conservadores” brasileiros e suas ideias maravilhosas

 

MÍDIA A MAIS

12 | 06 | 2012

Por: Redação Midia@Mais

De um lado, Alckmin defendendo o casamento gay; do outro, Kassab perseguindo motoristas de automóveis. Com uma “direita” como essa, quem precisa de socialistas para fazer a revolução?

Geraldo Alckmin, modelo de “conservador brasileiro”, “ligado a setores tradicionais da igreja”, é declaradamente favorável ao casamento gay, como ele deixou claro nesta entrevista:

- O deputado federal Jean Wyllys (PSol-RJ) tem uma proposta sobre o casamento civil igualitário no Brasil. Qual a opinião do senhor sobre o casamento civil?

GERALDO ALCKMIN - Eu sou favorável. Primeiro que a lei estadual que nós promulgamos em 2001 (Lei 10.948) que ela seja federal, que ela possa ir para o Brasil inteiro para não se tolerar homofobia, não se tolerar discriminação, não se tolerar injustiça. A injustiça cometida contra uma pessoa é uma ameaça a toda a sociedade. Não pode ser tolerada. E sou favorável aos direitos civis, os direitos civis são importantes. É uma tradição da legislação brasileira.

(http://www.advivo.com.br/blog/gunter-zibell-sp/eu-sou-a-favor-do-casamento-gay-afirma-geraldo-alckmin)

Alckmin está na vanguarda das reivindicações do movimento LGBT: é do governo estadual a iniciativa de criar um mundialmente pioneiro “museu gay” em São Paulo (http://www.midiaamais.com.br/artigo/detalhes/2071/Governo+de+SP+deixa+para+depois+ilumina%C3%A7%C3%A3o+e+seguran%C3%A7a+para+fazer+%E2%80%9Cmuseu+gay%E2%80%9D+em+pra%C3%A7a).

Kassab, por sua vez, faz cortesia com chapéu alheio ao conceder terreno público para o memorial do socialista Lula (http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5808896-EI7896,00-SP+apos+conceder+terreno+para+memorial+Kassab+visita+Lula.html), além de fazer de tudo para dificultar a vida dos paulistanos, com o objetivo de adequar a cidade aos devaneios internacionalistas do lobby ambiental (http://www.midiaamais.com.br/artigo/detalhes/1027/Lentos+e+Furiosos+%E2%80%93+Desafio+em+S%C3%A3o+Paulo:+Kassab+apoia+criar+taxa+sobre+donos+de+carros+para+apoiar+ciclistas).

É por essas e outras que, ao optar pelo antipetismo, o brasileiro em geral (e o paulista em particular) acaba votando nos “menos piores”: embora, nesse caso, “menos pior” esteja longe de significar “menos esquerdista”.

domingo, 29 de julho de 2012

RESPOSTA A UM COMENTÁRIO FEITO EM NOSSO ARTIGO SOBRE OS PROBLEMAS COM NOSSOS ULTIMOS GOVERNOS

PERGUNTA DE UM COMENTARISTA DE NOSSO ARTIGO : "

VOCÊ SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O BRASIL? COMO ESTÁ NOSSO GOVERNO? CONHECES AS INVERDADES PASSADAS COMO VERDADES PARA A POPULAÇÃO?" do link: http://assoc-pro-ficha-limpa.blogspot.com/2012/02/voce-sabe-o-que-esta-acontecendo-com-o.html#.UBYPirTOyg0




Rev. Dr. Alberto Thieme, boa noite! Na sua opinião quem deve governar e não gerenciar o Campo de concentração o Brasil? Qual o partido mais competente para isto, uma vez que, os que passaram pelo poder pós ditadura militar construíram o Brasil que aí está? Seria um dos partidos de esquerda ou direita que ainda não chegou ao poder e que provavelmente esteja com sede por corrupção? Qual é a saída Reverendo para o caos que vivenciamos e que se aprofundará matematicamente, economicamente e politicamente analisando em poucos anos a frente e bem antes de 2050? Agradeço sua opinião.

RESPOSTA:


Primeiramente preciso lhe informar que eu estava nas ruas quando em 1963, milhares de pessoas ocuparam a Av. Paulista em S.Paulo e outras avenidas. Para bem informá-lo, leia outros artigos que escrevi sobre como os Militares tomaram o poder e porque. Porém, em breves palavras eu diria que  tudo começou com o governo de João Goulart, ou Jango. Ele já era Marxista e muito propenso a implantar uma ditadura Comunista em nosso país. 


Eu já era jovem na década de 60 e presenciei tudo e um pouco mais, pois em 1967 ingressei na Policia Militar onde fiquei por quase 2 anos. Vivi de perto o problema dos "ATAQUES TERRORISTAS". Ninguém pode dizer que os ex-terroristas que hoje estão no poder do Brasil, como Dilma Rousseff, nossa Presidente, entrou na luta para recuperar a democracia Brasileira, jamais. Pois os amigos dela tinham ido a Cuba desde 1961 para serem treinados num país COMUNISTA. O senhor acha que alguem iria a Cuba para vir lutar no Brasil pela recuperação da democracia já durante o governo de João Goulart? 


E aí? 


As multidões em que eu estava no meio clamavam para que as FORÇAS ARMADAS tomassem o poder e este clamor foi crescendo em 1963, com o apoio dos empresários, da mídia (TV, JORNAIS E REVISTAS). A Polícia Militar foi se definhando gradativamente devido o poderio dos vários grupos guerrilheiros (uns oito mais ou menos) estavam dia a dia instalando o terror entre a população. Isto já antes dos Militares tomarem o Poder, amigo...


O que queriam então? 


Implantar o COMUNISMO, e vejam que todos eles que passaram pelo governo LULA (Genoino, Dilma, o ex-esposo dela, Franklin Martins, o ex-sanguinário Diogenes de Olieira que matou a queima roupa o Capitão Americano Chandler com cinco tiros e seu colega deu uma metralhada de mais 15 tiros nele, na frente da esposa e 2 filhas, se filiou ao PT e foi o reponsável pelo Clube Petista para arrecadar fundos para campanhas dos petistas, Tarso Genro, Carlos Minc que juntamente com Dilma assaltou alguns Bancos, tendo num deles explodido uma bomba e matado um civil, o ex-Ministro da Educação de Lula, o Zé Dirceu (sabe quem é certo?), e muitos outros mais que ficaram no primeiro escalão de Lula, e nos segundos e terceiros escalões. 


Tem uma bagatela de ex-guerrilheiros mamando na teta do governo petista e coligados. Sem contar que quem ficou responsavel pelas indenizações foi o ex-Ministro da Educação de Lula que está até hoje, se não me engano. Porém, as milionárias indenizações estão aí para todos verem, porem, infelizmente nosso povo não se importa com politica, por isto são governados por esta corja de assaltantes que está alojada no governo ainda. Devemos aos militares a construção de TODA INFRAESTRUTURA existente no Brasil. Me diga o que Lula fez em OITO ANOS. E o que Dilam fez em dois anos de governo. 


Não há duvida de que os militares demoraram em permitir uma democracia ao Brasil que vivemos apenas temporariamente. 


O que temos desde 2002 é um governo de esquerda, socialista, que tem apoiado a guerrilha no campo(cerca de SEIS grupos guerrlheiros) e praticado os mesmos atos terroristas que fizeram desde 1963, antes dos Militares tomarem o poder, como bem sabemos: 


Vejam os seguintes casos:


O do Prefeito Celso Daniel, que já foram mortos de 8 a 14 testemunhas. Por que não foi instalada uma CPI até hoje? Respondo: Porque o PT e seus coligados, como maioria desde 2002 não deixam. E o caso de Yves Hubles que deu duas bengaladas na cabeça de José Dirceu e quando retornou da Bélgica, foi preso ao descer no aeroporto de Brasilia, e encontrado morto dois dias depois. O pior é que ele foi cremado e pelo jeito sem autorização da família (a confirmar), porém, ninguem tem uma resposta concreta sobre os motivos de sua morte. E o caso da Gráfica de Guarulhos e da perseguição aos Bispos de Guarulhos? E o caso da Kombi que trabalhava para a Prefeitura do Rio transportando propaganda elitoral de Dilma? E as perseguições pela PTSTAPO e pela GAYSTAPO que atuam juntas contra quase 30 Brasileiros?
A saída, meu amigo Zamian, é usar as urnas e arrancar o PT e seus coligados do poder. Só assim, o Brasil poderá encontrar uma saída, pois a ditadura do proletariado que se aproxima será muito pior que a dos militares, acredite.

Os Brasileiros começam a ver que o problema do Brasil é o PT e seus coligados, adicionados os politicos corruptos que precisam cair fora. A Câmara Federal e o Senado precisam ser renovados. Um presidente sério precisa ser eleito pelo povo para acabar gradualmente com essa quadrilha que se apossou do governo Brasileiros em todas as esferas.

Com certeza partido de esquerda afundará cada vez mais o Brasil. Também não pode ser algum de extrema-direita se é que venha existir algum. A saída para o Brasil só se encontrará quando tivermos um Presidente de pulso firme e que não se dobre aos caprichos dos partidos que dominam o governo.

Sinceramente não sei se democratiamente vai se encontrar uma solução. Até 2050 poderá acontecer algum milagre e termos uma retomada da democracia que já não existe mais, porém, preciso será que o povo Brasileiro deixe seu "berço explendido" e aprenda a exercer sua cidadania seriamente.

Do contrário teremos uma CUBA de dimensões gigantes, com uma ditadura pior que a dos militares. Talvez uma China, ou uma ex-URSS.




CHEGOU A HORA DA FICHA LIMPA AGIR : FÁTIMA CLEIDE TEM "FICHA SUJA" NÃO VOTE NELA NUNCA MAIS.


Depois da tentativa de fazer uma maracutáia para aprovar a LEI PLC 122/06 que iria colocar uma mordaça em todos os brasileirose dar regalias aos gays, lesbicas e do genero, a SENADORA FATIMA CLEIDE agora investe na aprovação do decreto Lei PNDH-3.

Veja o que os proprios JORNAIS de Rondonia estão falando dela: :http://www.rondoniaovivo.com.br/news.php?news=61466

                                                                                                                                                           

Por Fábio Góis
Rondônia mantém "fantasma" do Mato Grosso no seu Gabinete
Sexta-Feira , 02 de Abril de 2010 - 8:11

A criatividade do Senado parece não ter limites. Depois de tornar secretos atos que obrigatoriamente deveriam ser públicos, a Casa acaba de criar, em tempos de eleição, o candidato a deputado "fantasma". Filho do ex-senador mato-grossense da antiga Arena Vicente Vuolo (1979-1983), morto em maio de 2001, o servidor homônimo lotado no gabinete da senadora Fátima Cleide (PT-RO) decidiu disputar uma vaga de deputado federal nas eleições de outubro. Em campanha intensa, nas últimas semanas “Vuolinho” tem se dedicado a anunciar por Mato Grosso, curral eleitoral do pai, sua intenção de ingressar na vida política: deu entrevista a um jornal do estado, distribuiu panfletos ao lado de Lula em que se coloca à disposição do PT, partido ao qual é filiado.

A não ser que a onipresença esteja entre as raras qualidades de homem público que Vicente Vuolo Filho pretende vender ao eleitorado matogrossense, há um detalhe em sua campanha que incomoda. Ao mesmo tempo em que esteve no estado nas atividades descritas acima, Vuolinho oficialmente estava em Brasília trabalhando no gabinete de Fátima Cleide. Sua folha de ponto não tem uma falta sequer.

Além do panfleto de “distribuição interna no PT”, os sinais de que Vuolo está em campanha ficam mais explícitos em uma reportagem publicada na versão on-line do jornal A Tribuna, de Mato Grosso, no último dia 19. Intitulada “Vuolo Filho pede empenho da cidade”, a matéria registra a participação do “economista e servidor público federal” em reunião do diretório regional do PT, ocasião em que apresentou a proposta de sua candidatura.

A reportagem mostra o empenho do servidor em ver concluídas as obras da ferrovia São Paulo-Cuiabá, idealizada pelo pai e “popularmente conhecida como Ferronorte”, mas nos dias atuais “denominada Senador Vicente Vuolo”. “[Vuolo Filho] cobrou uma maior mobilização e luta da classe política da região sul do Estado em torno da continuidade das obras da referida ferrovia. (...) ‘A ferrovia já era para estar em Rondonópolis!’, afirmou”, registra o material jornalístico, com direito a foto do servidor e legenda informando sobre a visita ao município e à redação, em 18 de março – um dos dias em que seu ponto foi batido no Senado.

“Dezenas de viagens”                         

Mas é o próprio candidato quem reforça junto ao eleitor a informação de que tem viajado muito pelo Mato Grosso para divulgar sua candidatura. Em um panfleto de campanha obtido pelo Congresso em Foco, o analista legislativo assina um texto no qual mostra como tem viajado, considerando o lançamento de sua candidatura como “a vontade de servir, cada vez mais, o meu estado e o meu País”.

“Pra mim, só faz sentido a representação política que flua das bases, fruto da vontade dos militantes. Inúmeras reuniões e audiências nos ministérios em Brasília com os nossos prefeitos, vereadores, dirigentes do partido e dezenas de viagens aos municípios me fizeram conhecer profundamente os problemas de Mato Grosso. É como este conhecimento, a força de meu 

trabalho e o amor a minha terra que busco um mandato eletivo”, diz Vuolo em trecho do panfleto aos “companheiros e companheiras”, de sua pré-candidatura.
O comportamento eleitoral de Vuolo ganha corpo em outras frentes da imprensa sul-matogrossense. Em um blog chamado Página do Enock, ele assina um artigo intitulado “A viagem dos meus sonhos”, no qual imagina um passeio pela rodovia “Senador Vicente Vuolo”. “A minha viagem dos sonhos está no Brasil. Ela está ainda na imaginação. Ela atravessa cidades, lagos, pantanais, montanhas e florestas para unir as duas pontas do maior país do continente. (...) O tamanho do meu sonho tem cerca de 1.500 quilômetros pelos trilhos da ferrovia São Paulo-Cuiabá”, registra o servidor, que tem publicado artigos em veículos como Diário de Cuiabá.

Trem da alegria

“Assistente técnico parlamentar” (como consta no Boletim Administrativo de Pessoal) efetivado no Senado em 27 de janeiro de 1983, Vuolo foi beneficiado no chamado “trem da alegria” do Congresso, que incluiu entre os servidores do quadro permanente das duas Casas (Câmara e Senado) funcionários sem aprovação em concurso público.
http://www.rondoniaovivo.com.br/imagens/image/vuovolo.jpg
Antes de trabalhar com Fátima Cleide, o servidor passou pelo gabinete de Serys Slhessarenko (PT-MT), que pretende disputar a reeleição para o Senado. Mas a senadora petista terá de vencer a ala majoritária do PT no Mato Grosso, que idealiza o lançamento do deputado federal Carlos Abicalil (MT) na chapa para as próximas eleições. Uma prévia decidirá a questão no próximo dia 18.

Em suas andanças por Mato Grosso, Vuolo Filho tem dito ser da mesma frente de Abicalil, segundo a assessoria do deputado. Procurado ontem (terça, 30) pela reportagem, Abicalil integrou em boa parte do dia a mesa da Conferência Nacional da Educação, realizada em Brasília. Sua assessoria nega que ele tenha participação na transferência de Vuolo para o gabinete da petista Fátima Cleide. “Esta será a mesma resposta que o deputado vai dar.”

“Lapso”

O episódio do "candidato fantasma" ocorre menos de dois meses depois da propalada eficiência do novo sistema de ponto eletrônico, anunciado por Heráclito Fortes em 1º de fevereiro. “É o fim do funcionalismo fantasma”, chegou a garantir o parlamentar piauiense, após reunião com uma equipe de técnicos e diretores. Heráclito disse ainda que o Prodasen (Secretaria Especial de Informática) está trabalhando para aperfeiçoar o instrumento de controle de horário e frequência, de maneira a evitar falhas ou fraudes.

A senadora Fátima Cleide admite a irregularidade ocorrida em seu gabinete. “O próprio servidor me ligou dizendo que aconteceu [violação ao ponto eletrônico]. Vamos resolver isso administrativamente, e determinar que ninguém pode fazer esse tipo de coisa”, disse a petista ao Congresso em Foco, garantindo que os dias irregularmente contabilizados “serão devolvidos” e sem adiantar que providências serão tomadas em relação a Vuolo.

“Foi um lapso de nossa administração de pessoal, que é responsabilidade do chefe de gabinete”, declarou Fátima, acrescentando ter ciência de que o servidor foi ao Mato Grosso tratar do “fruto do trabalho do pai dele”. “Esse caráter de campanha eu não tenho conhecimento.”

Antes de ouvir a senadora petista, a reportagem ouviu seu chefe de gabinete, Antônio Soares da Silva, a quem cabe o controle de frequência dos demais servidores. Técnico legislativo efetivo do Senado, Antônio a princípio disse que Vuolo Filho estava em Brasília e participava, na segunda-feira (29), da Conferência Nacional de Educação, que tem Fátima Cleide entre as coordenadoras. E disse desconhecer a burla ao sistema de ponto eletrônico.

“Estou sabendo que ele foi a Mato Grosso, mas quanto a essa questão de ponto eu não estou sabendo”, disse Antônio, acrescentando que, entre os dias 1º e 5 de cada mês, cabe aos chefes de gabinete operar “modificações na frequência dos servidores”, caso haja erro ou irregularidade.

Ele também garantiu que, caso haja “incompatibilidade”, providências serão tomadas pelo gabinete. “Ele está burlando o sistema de ponto eletrônico, e isso ninguém tem autorização para fazer”, assentiu depois Antônio. “Na hora em que for detectado que o ponto foi registrado por alguém, nós vamos ver quem foi que fez isso, que está errado. Vamos registrar as faltas para ele, não podemos compactuar com o erro.”

“Acho estranho essa matéria cair no jornal (sic). Não sei como alguém tem acesso a esse trabalho, a essa questão do ponto, porque é uma coisa dos computadores do Senado. Alguém está fornecendo esses dados à imprensa, mas não vem ao caso, não é? Vocês estão fazendo o trabalho de vocês”, completou Antônio, para quem também errou quem vazou informações para a imprensa.        

Procurado pela reportagem do Congresso em Foco, Vicente Vuolo Filho não foi localizado no gabinete de Fátima Cleide nem retornou os pedidos de entrevista.

Obrigado por divulgar as maracutaias destas SENADORA mal intencionada. FICHA LIMPA…..É PRA VALER AGORA !

ADHT – Associação de Defesa dos Brasileiros contra as maracutaias dos Politicos Brasileiros
Dr. A. Thieme
Presidente.

NÃO VOTE EM FÁTIMA CLEIDE (PT-RO) PARA PREFEITA DE PORTO VELHO-RO...SAIBA OS MOTIVOS


ADENDO ADHT - NÓS LEVAMOS A POLÍTICA A SÉRIO E POLITICO CORRUPTO PRECISA IR PARA A CADEIA E NÃO CONTINUAR NA POLITICA. NOSSO VOTO FAZ A VEZ DA LEI DA "FICHA LIMPA" QUE NÃO A IMPEDIU DE SE CANDIDATAR COMO PREFEITA DE PORTO VELHO-RONDONIA.


Antes de ler o artigo abaixo, leia este outro, entitulado : 

CHEGOU A HORA DA FICHA LIMPA AGIR : FÁTIMA CLEIDE TEM "FICHA SUJA" NÃO VOTE NELA NUNCA MAIS, VEJA PORQUE NO LINK: http://assoc-pro-ficha-limpa.blogspot.com/2012/07/chegou-hora-da-ficha-limpa-agir-fatima.html#.UBW9gLTOyg0 


VEJA AGORA O ARTIGO PUBLICADO PELO WWW.CREIO.COM :

REVOLTA
Evangélicos se unem contra Fátima Cleide, relatora da PLC 122/06


  Pastores de diversas congregações estão unidos contra a ex-senadora Fátima Cleide (PT), candidata a prefeitura de Porto Velho e ex-relatora no Senado do Projeto de Lei Complementar 122/06, que classifica como crimes de homofobia, manifestações religiosas, proibindo pastores de se manifestarem sobre determinadas situações envolvendo homossexuais.

  Um dos maiores críticos do PLC 122 é o pastor Silas Malafaia, que vem percorrendo o país e usando seus espaços em emissoras de TV para esclarecer alguns pontos que ele chama de “obscuros” no projeto.

  Malafaia se manifestou publicamente sobre o Art.8º-B, do PLC 122 que diz “Proibir a livre expressão e manifestação de afetividade do cidadão homossexual, bissexual ou transgênero, sendo estas expressões e manifestações permitidas aos demais cidadãos ou cidadãs: Pena: reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.” Para Malafaia, “se um pastor ou padre impedir a manifestação de afetividade homossexual no pátio da igreja poderá fica recluso de dois a cinco anos. Você acha que um pastor ou um padre vai permitir homossexuais, ou quem quer que seja, beijarem-se no pátio da igreja? Se a Lei for aprovada, estamos sujeitos à cadeia”.
  Malafaia também considera absurdo o Art.20 §5º, que diz “O disposto neste artigo envolve a prática de qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória ou vexatória, de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica”. O pastor afirma, “veja que absurdo! O que é constrangimento intimidatório ou vexatório de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica? Isto fere o artigo 5º da Constituição, incisos 4, 6 e 8. Se eu não posso ser privado de direito por motivo de convicção filosófica, como é que vou ser preso se filosoficamente um homossexual se sentir ofendido? Quem é que vai determinar o que é intimidação ou vexame de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica? Isto só pode ser brincadeira de gente insana, querendo dar aos homossexuais o status de cidadania privilegiada.
  No Brasil, pode-se criticar políticos, presidente da República, autoridades em geral, pastores, padres, Deus e o diabo, mas, se criticar a prática homossexual, é homofóbico. Isto é uma verdadeira palhaçada. Democracia não é crime. Eu estou vivendo em um Estado Democrático de Direito”.
  Já o pastor Maurício Brito, ex-secretário do Conselho de Educação e Cultura da CEMADERON, acusa a ex-senadora de ser “preconceituosa em relação aos evangélicos”. Ele diz, “foi Fátima Cleide que sempre tratou o povo cristão com um olhar de preconceito. Nós os cristãos não somos homofóbicos e não temos preconceito contra ninguém; agora a Senadora é sim preconceituosa em relação aos cristãos”.
  O pastor divulgou trechos do Twitter de Fátima onde, segundo ele, “pode-se perceber que sua luta continua, em defesa da PL 122/2006, como também a apologia ao movimento gay é incessante. A bandeira mais levantada por ela parece ser a luta pelos ‘direitos’ dos que são viciados em homossexualismo. Não há uma referência sequer aos evangélicos ou católicos em seu twitter”.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Cel PAES DE LIRA 25045 para Vereador da cidade de São Paulo


Aos amigos da ADHT - Defesa Hetero,

Com certeza um dos nossos deveres maiores como cidadãos Brasileiros é o exercício de nossa cidadania. Para tal, quando conhecemos o trabalho de parlamentares que se destacam pelos seus feitos, é tornar conhecido e reconhecer assim, o valor de quem nos representa nos Poderes Executivos e Legislativo. Foi como Deputado Federal que este nobre Brasileiro, desempenhou suas funções com grande dedicação e  onde, como cidadãos conscientes de nossa responsabilidade, elegemos quem melhor tem desempenhado seu trabalho.

Estando empenhados na mesma luta que o Cel. Paes de Lira a favor dos mesmos objetivos citados, gostaria de expressar nosso total apoio e solicitar aos nossos amigos e irmãos na fé que apoiem este homem honrado para que venha ocupar uma das cadeiras da Câmara Municipal de S.Paulo, a partir de 2013.

Este homem é merecedor, sem sombas de dúvida de nosso voto e apoio. Favor divulgar entre seus amigos.

Fraternalmente em Cristo,
Rev. Alberto Thieme 

Foto da capa do Informativo 2010
Coligação PSDB/PSD/PR/DEM
Democratas
Para Vereador da cidade de São Paulo
Prezado amigo,
Você me conhece bem. Conhece a minha conduta e o meu histórico profissional de trinta e cinco anos nas fileiras da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na linha de frente do combate ao crime e da preservação da ordem pública.
Você testemunhou a minha luta sem trégua contra a desfiguração da família brasileira e contra a instilação da cultura ”gay” nas mentes de nossas crianças nos bancos escolares, em 2009 e 2010, quando exerci o cargo de Deputado Federal.
Você sabe que fui o primeiro parlamentar a denunciar publicamente o que significava, sob o falso manto dos direitos humanos, o PNDH-3: uma carta revolucionária, de inspiração gramcista, que se tentava enfiar goela abaixo da Nação.
Você testemunhou os embates em que desmascarei figurões do atual poder como Carlos Minc, que quer legalizar até o tráfico de entorpecentes, Paulo Vanucchi, mentor intelectual do PNDH-3, e Paulo Sérgio Pinheiro, um dos principais articuladores da chamada Comissão da “verdade”, que pretende destruir a pacificação do País, trazida pela Lei de Anistia, e levar ao banco dos réus os combatentes do período militar que impediram a instalação de uma sanguinária ditadura comunista no Brasil.
Todas essas ameaças ainda estão presentes e o grande campo de batalha das nossas causas é o Congresso Nacional. Mas existe, agora, um campo de luta que devemos ocupar, pois todos os torpes programas do governo federal, destinados a impor a revolução cultural, rebentam feito granadas de destruição moral nas escolas, hospitais e centros culturais mantidos pelo poder público municipal.
Um dos exemplos disso é o “kit gay”; outro, o gasto de dinheiro público com cirurgias de mudança de sexo e com abortos. É imperativo termos legisladores municipais conservadores que se oponham a tais políticas públicas, contrárias ao pensamento da maioria e à índole da Nação.
E você sabe o que mais esperar de mim: luta pela integração de esforços entre o município e o estado no campo da segurança pública; esforço pelo resgate dos valores cívicos e da disciplina na educação municipal; luta contra a opressão fiscal; pressão política por programas de governo que afastem a juventude das drogas e do canto de sereia do crime organizado.
Peço o seu voto, e peço mais, pois não tenho condição de realizar uma campanha milionária. Mesmo que não seja eleitor na Capital, faça a campanha por mim. Convença as pessoas que comungam do nosso pensamento político da necessidade de elegermos um representante forte e leal para lutar por nós no Poder Legislativo. Conquiste também os votos de seus familiares e amigos.
Ofereço a minha experiência de combate legislativo, demonstrada em quase dois anos de mandato como Deputado Federal. Estou certo de que se convencerá do acerto de levar à Tribuna da Câmara Municipal de São Paulo, a mais importante do País, um combatente experiente, de posições inabaláveis e de conduta inatacável: um Vereador que não terá receio de expressar seu pensamento conservador, que será a sua voz e que o fará sempre orgulhar-se do seu voto.
Se quiser ajudar-me com a distribuição de material impresso pode usar o modelo do arquivo anexo. Entretanto, por exigência da lei eleitoral, registre no rodapé o número do seu CPF e a tiragem (número de exemplares que você imprimira). O rodapé já esta preparado no modelo: é só inserir os números. Importante: não apague meu CNPJ eleitoral, que também é obrigatório por lei em qualquer impresso.
Obrigado por sua atenção. Forte abraço do
Cel PAES DE LIRA

Eleições 2012: Será que Yuri Grecco, do canal ‘Eu Ateu’ no YouTube, se juntou ao Deputado Estadual André Lazaroni/PMDB para atacar Blogueiro Ricardo Gama?

 

RICARDO GAMA

sexta-feira, 27 de julho de 2012

 

Reprodução do twitter do Yuri Grecco do Canal EuAteu, postada ontem por volta das 21:00 horas, me criticando para o Deputado Estadual André Lazaroni (PMDB) que me odeia e está me processando, clique na imagem para AMPLIAR e ler melhor.

Todos sabem que o Deputado Estadual André Lazaroni (PMDB) está me processando na esfera criminal e cível, motivo, eu (Blogueiro Ricardo Gama), apenas ter reproduzido matérias de jornais.
Todos sabem que o Yuri Grecco do Canal Eu Ateu fez um vídeo fazendo interpretações erradas a meu respeito, e me xingando de homofóbico, logo depois eu fui vítima de vários ataques, até um vídeo meu foi retirado do ar pelo youtube por ter sido sinalizado.

A pergunta é, conforme comprovado com o post acima, qual o interesse do o Yuri Grecco do Canal Eu Ateu passar a me criticar pelo twitter com o Deputado Estadual André Lazaroni (PMDB), e outras pessoas que passaram a me atacar na internet?

Será que esses ataques contra a minha pessoa são políticos para prejudicar a minha candidatura ?
Por que será que o Yuri Grecco do Canal Eu Ateu agora quer se aproximar do PMDB e do Deputado Estadual André Lazaroni (PMDB) que me odeia e me processa ?
Seria muito bom que o Yuri Grecco do Canal Eu Ateu explicasse essa subita aproximação com o Deputado Estadual André Lazaroni (PMDB), que me odeia e está me processando, no aguardo.

Peço um favor a vocês, abaixo deixo o twitter do Yuri Grecco do canal Eu Ateu, mandem mensagens para ele, e façam essas perguntas, por exemplo, p0r que ele agora troca mensagens como Deputado Estadual André Lazaroni me criticando ?

Twitter do Yuri Grecco @ygrecco (clique aqui)

Em tempo, "curioso" é que o Yuri Grecco sempre se disse apolítico, mas agora fica me criticando com políticos que me odeiam e me processam, por que ?

A teoria marxista da exploração e a realidade

 

INSTITUTO LUDWIG VON MISES BRASIL

por George Reisman, sexta-feira, 27 de julho de 2012

festacomunistasDentre todas as vituperações e calúnias proferidas contra o capitalismo, a 'teoria da exploração' permanece sendo a mais popular — tanto nos círculos acadêmicos quanto entre os desinformados em geral.  O mais famoso defensor da teoria da exploração foi Karl Marx.

De acordo com a teoria da exploração, os lucros — na verdade, quaisquer outras receitas que não sejam convertidas em salário — representam uma dedução injusta daquilo que deveria ser, naturalmente e por direito, o salário do trabalhador.

Segundo Marx, o que possibilita a um capitalista obter uma renda superior ao salário que ele paga ao seu empregado é exatamente o mesmo fenômeno que torna possível a um dono de escravo auferir ganhos em decorrência do trabalho do seu escravo.  Mais especificamente, um trabalhador é capaz de produzir, em menos de um dia inteiro de trabalho, os bens de que ele necessita para ter a força e a energia necessárias para labutar um dia inteiro de trabalho.

Para utilizar um dos exemplos fornecidos pelo próprio Marx, um trabalhador é capaz de produzir em 6 horas todos os alimentos e todas as necessidades de que ele precisa para ser capaz de trabalhar 12 horas.  Estas 6 horas — ou qualquer que seja o número de horas necessárias para o trabalhador produzir essas suas necessidades — são rotuladas por Marx de "tempo de trabalho necessário".  Já as horas que o trabalhador trabalha além do tempo de trabalho necessário são rotuladas por Marx de "tempo de trabalho excedente."

Assim como o 'tempo de trabalho excedente' representa a fonte de ganho do dono de um escravo, ele também representa, de acordo com Marx, a fonte de lucro do capitalista.

Quando o trabalhador trabalha 12 horas para um capitalista, seu trabalho, de acordo com Marx, acrescenta aos materiais e aos outros meios de produção consumidos na manufatura do produto final um valor intrínseco correspondente a 12 horas de trabalho.  E, por sua vez, se estes materiais e outros meios de produção demandaram 48 horas de trabalho para serem produzidos, então o produto final conterá estas 48 horas de trabalho mais as 12 horas adicionais de trabalho desempenhado pelo trabalhador.  O produto final, portanto, terá um valor total correspondente a 60 horas de trabalho.

Sendo assim, o processo de produção, de acordo com Marx, resultou em um acréscimo de valor igual às 12 horas de trabalho do trabalhador.  Este valor adicionado pelo trabalho do trabalhador será dividido entre o trabalhador e o capitalista na forma de um salário para o primeiro e de um lucro para o último.  O valor que o capitalista deve pagar como salário, diz Marx, é determinado pela aplicação de um princípio supostamente universal de valoração da mercadoria — a saber, a teoria do valor-trabalho. 

O capitalista irá pagar ao trabalhador um salário correspondente às horas de trabalho necessárias para produzir suas necessidades — em nosso exemplo, 6 horas — e irá embolsar o valor acrescentado pelas 12 horas de trabalho do trabalhador.  Seu lucro será aquilo que sobrar após deduzir o salário do trabalhador, e irá corresponder exatamente ao 'tempo de trabalho excedente' do trabalhador.

Este exemplo pode ser facilmente expressado em termos monetários ao simplesmente assumirmos que cada hora de trabalho efetuado na produção de um produto corresponde a $1 acrescentado ao valor do produto.  Assim, os materiais e os outros meios de produção utilizados valiam $48, e o produto resultante da aplicação de 12 horas de trabalho do trabalhador vale $60.  As 12 horas de trabalho do trabalhador acrescentaram $12 ao valor do produto.

O lucro do capitalista supostamente advém do fato de que, para as 12 horas de trabalho efetuadas pelo trabalhador, com seu correspondente acréscimo de $12 ao valor do produto, o capitalista paga um salário de apenas $6.  Este valor corresponde ao tempo de trabalho necessário para produzir as necessidades de que o trabalhador precisa para desempenhar suas 12 horas de trabalho.  O lucro do capitalista, portanto, representa a "mais-valia", que corresponde ao "tempo de trabalho excedente".

A razão entre a mais-valia e o salário, ou entre o 'tempo de trabalho excedente' e o 'tempo de trabalho necessário', é rotulada por Marx de "taxa de exploração".  Nesta nossa ilustração ela é de 100% — ou seja, $6/$6 ou 6 hrs./6 hrs.

Ainda segundo Marx, uma combinação entre a ganância dos capitalistas e as forças que tendem a reduzir o lucro em relação ao capital investido faz com que os capitalistas aumentem a taxa de exploração.  Se os trabalhadores são capazes de trabalhar 18 horas por dia utilizando as necessidades produzidas em apenas 6 horas por dia, então a jornada de trabalho será elevada para 18 horas por dia.  Se os salários que os capitalistas pagam para seus empregados homens for o suficiente para permitir que estes sustentem uma esposa e duas crianças, então os capitalistas irão reduzir os salários para forçar mulheres e crianças a irem trabalhar nas fábricas, dando assim aos capitalistas o benefício de auferir mais 'tempo de trabalho excedente' e mais mais-valia. 

Os capitalistas também supostamente irão se esforçar para baratear a dieta do trabalhador, substituindo trigo por, digamos, arroz ou batatas, desta forma reduzindo o 'tempo de trabalho necessário' e aumentando a fatia do dia de trabalho que passa a ser 'tempo de trabalho excedente'.  As condições de trabalho, desnecessário dizer, serão sempre horríveis, uma vez que seu aprimoramento geralmente viria à custa de uma redução na mais-valia.

Esta suposta situação de salários de subsistência — aliás, de salários abaixo da subsistência —, jornada de trabalho desumana e condições precárias, além de crianças trabalhando em carvoarias, seria o resultado do funcionamento do capitalismo e da busca pelo lucro, diz Marx, tendo por base sua teoria da exploração.

À luz da teoria da exploração, os capitalistas devem ser considerados inimigos mortais da esmagadora maioria de humanidade, merecendo ser colocados contra paredões e fuzilados — exatamente o que aconteceu sempre que os marxistas tomaram o poder em algum país.

Os capitalistas, e não os trabalhadores, são os produtores principais

Ao contrário do que diz a teoria da exploração, e ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, os assalariados que os supostos exploradores capitalistas empregam não são os produtores principais dos produtos manufaturados por uma empresa.  Assim como Cristóvão Colombo foi o descobridor da América, e não os marujos que tripulavam os navios e que foram seus auxiliares na realização de seus (de Colombo) planos e projetos, os capitalistas é que são os produtores principais dos produtos produzidos por suas empresas. 

Os empregados do capitalista podem ser mais corretamente descritos como "os auxiliares" na produção dos produtos do capitalista.  Os lucros do capitalista não representam uma dedução daquele valor que, segundo Marx, pertence por direito aos trabalhadores na forma de salários.  Os lucros representam aquilo que o capitalista ganhou em decorrência principalmente de seu trabalho intelectual, de seu planejamento e de suas decisões.  O capitalista produz um produto próprio, embora utilize a ajuda de terceiros cuja mão-de-obra ele emprega com o propósito de implementar seus planos e consequentemente produzir seus produtos.

Sendo assim, por exemplo, Henry Ford era o produtor principal na Ford Motor Company; John D. Rockefeller, na Standard Oil; Bill Gates, na Microsoft; Jeff Bezos, na Amazon; e Warren Buffet, na Berkshire Hathaway.

Marx teve sim uma grande ideia, a qual era em si totalmente correta, e que pode jogar mais luz sobre esta discussão.  Esta sua ideia foi fazer uma distinção entre aquilo que ele chamou de "circulação capitalista" e aquilo que ele chamou de "circulação simples".  Mas Marx, infelizmente, ignorou por completo e contradisse totalmente as reais implicações desta sua ideia.   

Aquilo que todos os "capitalistas exploradores" praticam é a circulação capitalista.  A circulação capitalista, como Marx a descreveu, é o gasto de dinheiro, D, para a compra de materiais, M, que serão utilizados na produção de produtos que serão vendidos por uma quantia maior de dinheiro, D'.  A circulação capitalista, em suma, é D-M-D'.  Se os capitalistas exploradores deixassem de existir, e a circulação capitalista desaparecesse do mundo, os sobreviventes entre aqueles que hoje trabalham como assalariados estariam vivendo em um mundo de circulação simples, isto é, M-D-M.  Ou seja, sem ter com o que gastar inicialmente seu dinheiro, eles tentariam imediatamente produzir materiais, M, os quais eles venderiam em troca de dinheiro, D, o qual, por sua vez, eles usariam para comprar outros materiais, M.

Os capitalistas não são os responsáveis pelo fenômeno do lucro, mas sim pelo surgimento dos salários e dos custos

Tanto Marx quanto Adam Smith, que veio antes de Marx, presumiram erroneamente que, em um mundo de circulação simples — o qual Smith chamou de "o estado rude e primitivo da sociedade" —, todas as rendas obtidas eram salários.  Para eles, não havia lucro neste modelo.  O lucro, segundo eles, só passou a existir quando surgiu a circulação capitalista.  Mais ainda: o lucro seria uma dedução daquilo que originalmente era salário.

Mas a verdade é que, em um mundo de circulação simples, o que está ausente não é o lucro, mas sim os gastos monetários — o D inicial — com o pagamento de salários e para a aquisição de bens de capital, e que são computados como custos de produção.

Um mundo de circulação simples seria um mundo em que não há custos de produção mensurados em termos monetários.  Seria um mundo em que os gastos com materiais — utilizando-se dinheiro obtido com a venda de outros materiais — constituiriam receitas para os vendedores destes materiais.  E estes vendedores, dado que eles não tiveram nenhum gasto anterior para obter os materiais que estão vendendo, não teriam de computar nenhum custo de produção em termos monetários.  Eles teriam apenas receitas de venda. Seria, portanto, um mundo em que o trabalho é a única fonte de renda.  Mas um mundo no qual toda a receita auferida pelos indivíduos é um lucro, e não um salário.  Seria um mundo de trabalhadores produzindo produtos primitivos e escassos, pelos quais eles receberiam receitas de venda das quais eles não teriam custos para deduzir.  Sendo assim, estas receitas representariam o lucro total.

O surgimento da circulação capitalista, portanto, não é responsável nem pela dedução dos salários e nem pelo surgimento do lucro.  Ao contrário: ela é responsável pela criação dos salários, pelo surgimento dos gastos com bens de capital e pelo surgimento dos custos de produção mensurados em termos monetários.  Estes custos serão deduzidos das receitas, produzindo então o lucro.  As receitas de venda, no cenário anterior, representavam o lucro total.  Não havia custos a serem deduzidos das receitas.  Agora, com o surgimento da circulação capitalista, surgiu o salário dos trabalhadores, os quais são deduzidos dos lucros dos capitalistas.  Portanto, primeiro surgiu o lucro; só depois é que surgiu o salário.  É o salário que é deduzido do lucro dos capitalistas, e não o lucro que é deduzido do salário dos trabalhadores.

Quanto mais economicamente capitalista for o sistema econômico, no sentido de um maior grau de circulação capitalista — isto é, uma maior proporção de D em relação a D' —, maiores serão os salários e os outros custos em relação às receitas, e menores serão os lucros em relação às receitas.  Ao mesmo tempo, se o sistema econômico permitir que os capitalistas se concentrem mais na compra e, consequentemente, na produção e na oferta de bens de capital, este aumento na oferta de bens de capital levará a um aumento na produtividade da mão-de-obra e a um aumento generalizado na capacidade de produção.  A oferta de produtos crescerá em relação à oferta de mão-de-obra e, com isso, os preços cairão em relação aos salários.  O resultado é que os salários reaisaumentarão e continuarão aumentando enquanto a produtividade da mão-de-obra continuar crescendo.

Portanto, no que concerne à relação entre capitalistas e assalariados, a verdade é exatamente o inverso daquilo que é alegado pela teoria da exploração.  Os capitalistas não deduzem seus lucros dos salários dos trabalhadores; os capitalistas são os responsáveis pelo surgimento dos salários.  Sendo um custo de produção, os salários são deduzidos das receitas, as quais, na ausência de capitalistas, representariam o lucro total.  Logo, pode-se dizer que os capitalistas são os responsáveis pelo aumento dos salários em relação aos lucros e pela redução dos lucros em relação aos salários.  Ao mesmo tempo, por meio do aumento na produção e na oferta de produtos, o que leva à redução de seus preços, os capitalistas aumentam o poder de compra dos salários que eles pagam.

Isto não é nenhuma exploração dos trabalhadores assalariados.  É, isto sim, a maciça e progressiva melhoria de seu bem-estar econômico.

Leia também:

Por que a ideia de que o capitalista explora o trabalhador é inerentemente falsa

O monumental erro em comum entre Marx e Smith — erro que mudou o mundo para sempre


George Reisman Ph.D. é o autor de Capitalism: A Treatise on Economics. (Uma réplica em PDF do livro completo pode ser baixada para o disco rígido do leitor se ele simplesmente clicar no título do livro e salvar o arquivo). Ele é professor emérito da economia da Pepperdine University. Seu website: http://www.capitalism.net/. Seu blog www.georgereisman.com/blog/.

Tradução de Leandro Augusto Gomes Roque

quinta-feira, 26 de julho de 2012

MENSALÃO: ADVOGADO DIZ QUE DELÚBIO SOARES SÓ FAZIA O QUE O PT MANDAVA

 

BLOG DO ALUIZIO

Quinta-feira, Julho 26, 2012

Delúbio Soares e seu advogado Arnaldo Malheiros

Advogado principal da banca que defende Delúbio Soares no processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), Arnaldo Malheiros Filho rejeita a tese de que a culpa de todos os malfeitos é do ex-tesoureiro da legenda na época do escândalo. Malheiros diz que seu cliente era apenas um executor de decisões colegiadas da Executiva do PT, rebatendo a tese de defesa de José Genoino, presidente à época do partido. Os advogados de Genoino sustentam que ele só cuidava das questões políticas e Delúbio das questões financeiras, como os empréstimos de R$ 55 milhões contraídos por Marcos Valério em nome do PT. É a mesma linha da defesa de José Dirceu, que alega não ter tratado de dinheiro do partido quando ocupava a Casa Civil no primeiro mandato do governo Lula.

O GLOBO: O senhor está preparado para, em uma hora na tribuna, convencer o pleno do Supremo da inocência de Delúbio?

ARNALDO MALHEIROS FILHO: Acho que cada um tem o seu papel. O Ministério Público vai acusar. O meu papel é conseguir mostrar o que existe e o que não existe contra Delúbio da melhor maneira possível. E que a partir daí a Justiça seja feita. Se eu não confiasse na Justiça não perderia meu tempo indo lá fazer essa defesa. Espero fazer um bom trabalho. Essa é a missão que tenho.

O que o senhor considera o ponto fraco para Delúbio: as provas existentes ou a pressão da opinião pública pela condenação?

MALHEIROS: Provas contra ele, eu não achei nenhuma. Me preocupa um pouco a politização do julgamento, que acho que não seja um bom caminho para os ministros. Quem está nesse cargo está acostumado a decidir sem ligar para a pressão da opinião pública.

O Delúbio vai entregar alguém ou assumir que fez tudo sozinho?

MALHEIROS: Desde o primeiro momento na CPI, o Delúbio nunca mudou sua versão. E não tem mais oportunidade de falar. Quem fala agora sou eu. O que precisa ficar claro é que nem ele assumiu tudo sozinho nem acusou ninguém. O perfil, o caráter do Delúbio não permite que seu dedo endureça. Ainda mais agora.

Dirigentes do PT naquela época, réus do mensalão, não querem jogar a culpa nele? O advogado de Genoino diz que seu cliente cuidava da parte política e Delúbio da financeira...

MALHEIROS: Ninguém do partido poderia decidir isso sozinho (conseguir o dinheiro para saldar as dívidas da campanha de 2003). Todas as decisões eram do colegiado, da Executiva. Nem sei se José Dirceu era da Executiva naquela época. Acho que, como ministro, se licenciou do partido. Mas Genoino era o presidente. Delúbio não tomava decisões. Era o executor das decisões da Executiva nacional do PT.

O seu cliente vai sustentar que agiu como um soldado do PT?

MALHEIROS: Ele não disse que fez tudo sozinho, nem se negou a assumir suas responsabilidades. Delúbio não quer ser julgado pelo que não fez. Mas sempre assumiu tudo que fez, que manipulou as contas do caixa dois da campanha.

Delúbio acha que pode ser condenado? Como está o espírito dele nessa fase pré-julgamento do Supremo?

MALHEIROS: Ele é um homem tranquilo. Sempre se comportou de forma muito calma e tranquila e continua assim. Continua trabalhando na imobiliária, se confortando no seio da família. Delúbio não é de reclamar de nada. É um cliente muito bom. Nas nossas conversas ele demonstra uma confiança total em mim. Deu a sua versão dos fatos e agora diz: aceito o que acharem que for melhor para mim e pronto.

Ele pode sair como o único condenado do mensalão?

MALHEIROS: Não arrisco prognósticos. A pior situação para ele é ser condenado. Mas nunca me debrucei sobre essa possibilidade. Eu sempre trabalho com a perspectiva de que Delúbio será absolvido. Do site do jornal O Globo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...