terça-feira, 24 de janeiro de 2012

GERAÇÃO DE CRENTES ANÊMICOS

            Há longo tempo venho alertando nos meus textos: esta geração não sabe nada de Bíblia, não tem intimidade nenhuma com a Palavra de Deus. Vamos considerar, para que não haja injustiça e nos localizarmos adequadamente no tempo, como a geração dos últimos dez, quinze anos.

            Há exceções? Claro que há e sempre haverá. Mas estou me referindo ao rebanho como um todo. Trata-se da geração pós 1995, quando os meios de comunicação sofreram um salto espetacular com o advento da tecnologia do telefone celular, da internet,tvs de plasma, de lcd,  do iPod, Ipad, tablets e de tudo o que é possível imaginar em termos de facilidade no campo da informação e comunicação.

            Uma boa parte dos líderes desta geração e pastores são formados no período do advento dessa tecnologia e vão esmagar aqueles que porventura ousem manter o evangelho dentro dos moldes anteriores. Mais um pouco e não haverá mais espaço para quem carrega sua Bíblia de capa de couro conforme ela tradicionalmente foi escrita. Estarão disponíveis nos celulares e demais aparelhos que orgulham seus portadores e usuários de serem modernizados.

            Sem problema algum, devemos nos render ao progresso. O que não vamos aceitar, e sempre serei um dos primeiros da fila, é mudar o caráter da pregação, e a mudança radical da finalidade da existência da igreja. Vou continuar indo aos templos com minha Bíblia tradicional e usando a tecnologia no recinto do meu lar, como neste momento ao escrever este texto.

            O pastor Rick Warren, da igreja do Vale de Saddleback, Condado de Orange, no Sul da Califórnia, é conhecido pelo grande crescimento que sua igreja teve a partir do início dos anos oitenta. Seus livros mais famosos são: “Uma Vida Com Propósitos” e “Uma Igreja Com Propósitos”. Já fiz um estudo para a igreja usando seus escritos e pareceres.

            O pastor Warren me surpreendeu, ao confirmar o que vem me preocupando há algum tempo, afirmando: “A geração dos nossos pais conhecia a Palavra de Deus muito bem. Minha geração conhece pouco. A próxima geração não saberá nada sobre isso.” Resolveu, então, lançar um desafio para sua igreja com uma campanha denominada “40 Dias de Palavra”. Nesse periodo vai tentar passar para toda a membresia três objetivos: 1-) Aprender a amar a Bíblia; 2-) Fazer com que os ensinamentos sejam aplicados de forma eficaz;3-) Induzir os participantes a viverem a Palavra de Deus em seu cotidiano.

            Não me iludo com isso, pois sei das dificuldades que se tem de  tirar uma idéia, ou um propósito, da teoria e passar à prática. Mas louvo a inciativa e agradeço ao Espírito Santo que manifesta suas intenções àqueles que são comprometidos. Agora! A comunidade do pastor Warren deve ter atualmente mais de vinte mil membros e creio que uma estrutura para administrar todo esse povo. Minha indignação: como é que congregações de porte pequeno, até mil membros, não conseguem fazer isso? A resposta deve ser dada pelas lideranças e pastores atuais, que administram suas denominações e congregações, tiram seu sustento dos dízimos e ofertas e não capacitam suas ovelhas para conhecerem a Palavra, em obediência a Jesus, Senhor da Igreja, que recomendou na Grande Comissão que as ensinassem. 

            O autor e escritor Augusto Cury, em seu livro “Nunca Desista de Seus Sonhos”, afirma que os jovens desta geração tem desejos mas não tem sonhos. Minha leitura para essa frase é que quer se ter mas não quer se pagar o preço. Será que nossos líderes e pastores, desta geração, poderiam ser enquadrados nessa frase também. Espero que não. Ainda é tempo! MARANATA!!!   

Ademir Marques Penteado

Sacerdote do Deus Altíssimo

Escrito em 04 de Janeiro de 2012 – 16,47 h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...