terça-feira, 9 de outubro de 2012

Com Dirceu perto da condenação, Dilma blinda Planalto

 

VEJA

09/10/2012 - 10:22

Julgamento do mensalão

Supremo deve condenar ex-chefe da Casa Civil por corrupção ativa nesta terça. Dilma deu a ordem: membros do governo devem evitar manifestações públicas

Ministro Luiz Fux durante o julgamento do mensalão, em 04/10/2012

Ministro Luiz Fux durante o julgamento do mensalão, em 04/10/2012 - Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Com o destino de José Dirceu prestes a ser selado pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, a presidente Dilma Rousseff decidiu blindar o Palácio do Planalto contra qualquer efeito da condenação do ex-chefe da Casa Civil e dos petistas José Genoino e Delúbio Soares. A acusação de corrupção ativa contra Dirceu deverá ser aceita com larga vantagem pelos ministros da corte. A expectativa é de quie o placar fique em 8 a 2 contra o petista.

Leia também:
Na Rede de Escândalos, os personagens dos desvios que chocaram o Brasil
Infográfico: Entenda os trâmites do julgamento e o que pesa contra cada réu
Infográfico: Confira o placar da votação até aqui, crime a crime, réu a réu

Nos últimos dias, a orientação repetida no Palácio do Planalto é a de respeitar o veredicto do tribunal, evitar manifestações políticas públicas contra esse resultado e tocar as medidas do governo normalmente, sem qualquer alteração. A mesma instrução já tinha sido transmitida por Dilma aos principais auxiliares desde o início do julgamento, em 2 de agosto. A ordem era "não provocar marolas para evitar que efeitos negativos do processo contaminassem o governo e prejudicassem sua imagem", segundo relatou ao jornal O Estado de S. Paulo um interlocutor direto da presidente. "A instrução continua de pé."

O plano do governo é de aceitar, no máximo, manifestações pessoais discretas, como a que foi feita pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Na semana passada, ele afirmou que "a dor que sentia" o impedia de comentar a possível condenação de seus colegas de partido.

O que o Supremo tem confirmado é que Dirceu comandou a montagem e a operação do mais ousado esquema de corrupção já descoberto no país; o que o STF está a julgar não é um esquema comum de desvio de recursos: é uma gravíssima tentativa de destruir a independência do Congresso Nacional por meio de pagamento de propina. O mais provável é José Dirceu seja condenado por 8 votos a 2, o que torna a derrota política do petista ainda mais inquestionável. É pouco provável que ele cumpra regime fechado de detenção (a pena para o crime de corrupção, mesmo somada a uma eventual condenação por formação de quadrilha, não é das mais altas). A mancha na carreira do petista, entretanto, será irreversível: Dirceu será, para sempre, o chefe do mensalão.
Até agora, os ministros Joaquim Barbosa, Rosa Weber e Luiz Fux já votaram pela condenação. Ricardo Lewandowski optou pela corrente contrária. O placar é o mesmo para José Genoino, presidente do PT na época do escândalo. Se pelo menos mais três ministros considerarem Dirceu culpado, o Supremo confirmará o que o Ministério Público apontava e ele sempre negou: o mensalão foi gerenciado pelo então ministro entre "as quatro paredes da Casa Civil". As investigações e os votos dos ministros do Supremo mostram que Dirceu atuava nas duas pontas do esquema, negociando empréstimos bancários fraudados para ocultar desvios de recursos públicos e fomentar o caixa do mensalão e, ao mesmo tempo, fechando os acordos políticos com a promessa de saques milionários.

Na esteira da condenação de Dirceu, terão o mesmo destino Genoino e Delúbio, pela ordem presidente e tesoureiro do PT na época. Os três réus serão julgados ainda no último capítulo da denúncia, com outros acusados, por formação de quadrilha - da qual o ex-ministro seria o chefe, segundo o Ministério Público.

A sessão que definirá o futuro de Dirceu está marcada para as 14h. O ministro Dias Toffoli será o primeiro a votar. Depois, falarão Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Ayres Britto.

Leia no blog de Reinaldo Azevedo:
Pode ser uma terça-feira histórica: aquela em que José Dirceu, chamado pelo procurador-geral de “chefe da quadrilha”, será condenado por corrupção ativa. Também pode ser a do grande vexame — embora isso pareça pouco provável. Creio que o Supremo tem claro que milhões de brasileiros esperam que a Corte faça justiça, que é o contrário do justiçamento. O que pedem os homens de bem é a aplicação da lei para todos — não é pedir muito, convenham. Bastam mais dois votos, e Delúbio Soares estará condenado. Tudo indica que o placar será de dez a zero. Já recebeu quatro nesse sentido: Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber e Luiz Fux. Delúbio já afirmou que encara a condenação e até a eventual prisão como tarefas partidárias. Nem eu misturaria petismo e cadeia com tamanha naturalidade. Delúbio deve saber o que fala e por que fala…

(Com Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...