quarta-feira, 3 de outubro de 2012

José Dirceu acompanha sessão com pessimismo, segundo amigos

 

O GLOBO


Petista acha que alguns aspectos são desfavoráveis à defesa

THIAGO HERDY

Publicado:2/10/12 - 22h50

Atualizado:2/10/12 - 23h34

<br />Pesar. Luís Lima acha que Barbosa vai corroborar a tese de acusação<br />Foto: Agência O Globo / Ailton de Freitas

Pesar. Luís Lima acha que Barbosa vai corroborar a tese de acusaçãoAGÊNCIA O GLOBO / AILTON DE FREITAS

SÃO PAULO - Principal integrante do núcleo político que será julgado a partir desta quarta-feira por corrupção ativa na ação penal do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu acompanha a sessão com pessimismo, segundo pessoas próximas a ele. Embora mantenha a convicção de que as acusações do Ministério Público não sustentam uma condenação, o petista reconhece que alterações de jurisprudência durante o julgamento são desfavoráveis à sua defesa, como, por exemplo, o fim da exigência de ato de ofício comprometedor para condenação por corrupção.

VEJA TAMBÉM

O advogado de Dirceu, José Luís Mendes de Oliveira Lima, aguardará o fim do voto do ministro relator Joaquim Barbosa para redigir, durante a madrugada, um último memorial a ser entregue aos outros ministros na quinta-feira. Embora considere vagas as menções de Barbosa ao seu cliente, Lima admite que Barbosa deverá apresentar voto corroborando a tese de acusação. Por isso, a última cartada é tentar convencer os outros ministros.

Ao condenar dirigentes do Banco Rural, Barbosa ligou Dirceu diretamente ao esquema criminoso de distribuição de recursos a parlamentares e aliados durante o governo Lula. Dirceu vem preparando a família para uma eventual condenação e considera três cenários possíveis até o fim do julgamento: sua absolvição dos crimes imputados pelo procurador da República, que ele próprio considera pouco provável; uma condenação sob pena branda; e o cenário mais difícil, a condenação com direito a prisão.

— Zé tem algo de sobrevivente, ele já aprendeu a cair e se levantar. Não tem essa história de estar em depressão, isso eu nunca vi. Vejo-o tranquilo sobre sua situação e com a convicção de defender sua inocência até o fim da vida — diz o amigo Breno Altman, que na última semana publicou artigo classificando a ação penal como um “julgamento de exceção” e recebeu um e-mail de agradecimento do ex-ministro.

Dirceu aguarda sinalização do ex-presidente Lula para decidir como se comportar depois do julgamento e sobre eventual ação contra o veredicto em cortes internacionais. Ele acha que Lula pode tomar frente neste processo em defesa do legado do partido, a exemplo da recente mobilização pela publicação de nota assinada por partidos da base aliada. O ato foi bem interpretado por Dirceu e também pelo ex-presidente do PT José Genoino, que estava se sentindo abandonado pelo partido e também será julgado a partir de hoje. Genoino acompanha a sessão em casa, em São Paulo.

Em blog, Dirceu comenta a última semana de campanha em São Paulo. Ontem, afirmou que José Serra foi “abandonado” pela maioria de seu partido e que “só fala do mensalão”.

“Não tem outro assunto. Recorreu ao tema até para responder à observação do presidente Lula, de que ele fica correndo de um cargo para outro, abandonando o mandato para o qual se elege para disputar outro, como fez na prefeitura de São Paulo, que largou 16 meses após tomar posse”, escreveu.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/jose-dirceu-acompanha-sessao-com-pessimismo-segundo-amigos-6264672#ixzz28GjUb1Nd
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...