quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Medidas do Governo Jango antes do Regime Militar tomar o poder (algumas visivelmente COMUNISTAS)

A economia continuava com uma taxa inflacionária elevada e, com San Tiago Dantas como ministro da Fazenda e Celso Furtado no Planejamento, lançou-se o Plano Trienal, um conjunto de medidas que deveriam solucionar os problemas estruturais do país. Entre as medidas, previa-se o controle do déficit público e, ao mesmo tempo, a manutenção da política desenvolvimentista com captação de recursos externos para a realização das chamadas reformas de base, que eram medidas econômicas e sociais de caráter nacionalista que previam uma maior intervenção do Estado na economia.

As reformas de base abrangiam as seguintes áreas:

  • Reforma educacional: visava combater o analfabetismo com a multiplicação nacional das pioneiras experiências do Método Paulo Freire. O governo também se propunha a realizar uma reforma universitária e proibiu o funcionamento de escolas particulares. Foi imposto que 15% da renda produzida no Brasil seria direcionada à educação.
  • Reforma tributária: controle da remessa de lucros das empresas multinacionais para o exterior; o lucro deveria ser reinvestido no Brasil. O imposto de renda seria proporcional ao lucro pessoal.
  • Reforma eleitoral: extensão do direito de voto aos analfabetos e aos militares de baixa patente.
  • Reforma agrária: terras com mais de 600 hectares seriam desapropriadas e redistribuídas à população pelo governo. Neste momento, a população agrária era maior do que a urbana.
  • Reforma urbana: foi estipulado que as pessoas que tivessem mais de uma casa poderiam ficar com apenas uma; as demais seriam doadas ao Estado ou vendidas a preço baixo.

ADENDO: ESSAS IDÉIAS COMUNISTAS NAO FORAM DE JANGO, ELAS FORAM IMPORTADAS DE CUBA QUE FEZ O MESMO, OU SEJA, JANGO ESTAVA PREPARANDO O TERRENO PARA O COMUNISMO SER IMPLANTADO NO BRASIL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...