As reformas de base abrangiam as seguintes áreas:
- Reforma educacional: visava combater o analfabetismo com a multiplicação nacional das pioneiras experiências do Método Paulo Freire. O governo também se propunha a realizar uma reforma universitária e proibiu o funcionamento de escolas particulares. Foi imposto que 15% da renda produzida no Brasil seria direcionada à educação.
- Reforma tributária: controle da remessa de lucros das empresas multinacionais para o exterior; o lucro deveria ser reinvestido no Brasil. O imposto de renda seria proporcional ao lucro pessoal.
- Reforma eleitoral: extensão do direito de voto aos analfabetos e aos militares de baixa patente.
- Reforma agrária: terras com mais de 600 hectares seriam desapropriadas e redistribuídas à população pelo governo. Neste momento, a população agrária era maior do que a urbana.
- Reforma urbana: foi estipulado que as pessoas que tivessem mais de uma casa poderiam ficar com apenas uma; as demais seriam doadas ao Estado ou vendidas a preço baixo.
ADENDO: ESSAS IDÉIAS COMUNISTAS NAO FORAM DE JANGO, ELAS FORAM IMPORTADAS DE CUBA QUE FEZ O MESMO, OU SEJA, JANGO ESTAVA PREPARANDO O TERRENO PARA O COMUNISMO SER IMPLANTADO NO BRASIL.
Nenhum comentário:
Postar um comentário