sábado, 4 de fevereiro de 2012

TARSO FERNANDO HERZ GENRO(RUI) - MINISTRO DA JUSTIÇA DE LULA

Apelido : Rui

Terrorista dos anos 60/70. Na clandestinidade, usava os codinomes“Carlos” e “Rui”. Nasceu em Santa Maria, RS, e bem cedo filiou-seao Partido Comunista do Brasil–PC doB. Em 1968, abandonou o PCdoB e partiu para a luta armada, aderindo à Ala Vermelha. Nessa época, ainda atuando como líder estudantil na Universidade de Santa Maria, onde cursava Direito, foi eleito vereador pelo MDB.

Em dezembro de 1968, depois do AI-5, intensificou suas atividades como militante da Ala Vermelha e em 1970 foi preso duas vezes. Ao saber que havia sido expedida uma nova ordem de prisão contra ele, abandonou o país e fugiu para o Uruguai. Em 1972, retornou ao Brasil e passou a advogar para sindicatos. Embora estivesse filiado ao MDB, mantinha ligações com organizações de esquerda e militava na clandestinidade do Partido Revolucionário Comunista-RC, uma dissidência do PCdoB. Permaneceu no PRC até a criação do PT, em 1986, candidatando-se a Deputado federal, mas a votação obtida só lhe garantiu a suplência.



Em 1988, foi eleito vice-prefeito de Porto Alegre na chapa com Olívio Dutra. De 1992 a 1996 foi prefeito de Porto Alegre, cargo que voltou a ocupar em 2000.


Logo depois de assumir, Lula o colocou à frente do Ministério do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e em 2004 assumiu o Ministério da Educação. Em 2006, foi nomeado ministro das Relações Institucionais e, em 16 demarço de 2007, tomou posse como Ministro da Justiça, cargo que ocupa atualmente.


Coerente como seu passado de terrorista, Tarso concedeu asilo politico ao terrorista italiano Cesare Battisti, condenado a prisão perpétua por quatro assassinatos na década de 70. Segundo a Justiça Italiana e o próprio CONARE, do Ministério da Justiça, Battisti é um criminoso comum. O STF, em 18 de novembro de 2009, negou a Battisti a condição de asilado político, o que obriga o Governo a extradita-lo.

Tarso dá ainda ao Brasil a reputação de porto seguro para terroristas internacionais. Mantém no País ,na condição de refugiados políticos, Anuncio Marti Mendez, Juan Arrom e Victor Colman, envolvidos em atos terroristas no Paraguai. Eles integram o Exército do Povo do Paraguai(EPP), grupo terrorista ligado às FARC. Baseados em Foz do Iguaçu, comandam ações das FARC em território paraguaio. O governo de Fernando Lugo espera a extradição dos terroristas .Dificilmente conseguirá, dada a simpatia que Tarso Genro nutre pelas FARC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...